25
jul

Equipe olímpica americana será o foco de um novo estudo sobre o vírus zika

Equipe olímpica americana será o foco de um novo estudo sobre o vírus zika

Os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA estão financiando um estudo que irá monitorar a potencial exposição ao vírus zika em um subgrupo de atletas e funcionários das equipes olímpicas e paraolímpicas durante as competições no Brasil em agosto e setembro.

O objetivo do estudo é determinar a incidência da infecção pelo vírus zika, identificar potenciais fatores de risco para infecção, detectar onde o vírus persiste no corpo (sangue, sêmen, secreções vaginais ou saliva), avaliar por quanto tempo o vírus permanece nestes fluidos e estudar os resultados reprodutivos dos participantes infectados pelo zika por até um ano.

Os participantes responderão questionários sobre saúde e fornecerão amostras de fluidos corporais. O projeto tem por objetivo incluir pelo menos 1.000 homens e mulheres. Cônjuges e parceiros sexuais que estiverem viajando para o Brasil também serão avaliados quanto à elegibilidade para participar do estudo.

“O vírus zika apresenta muitos riscos desconhecidos, especialmente àqueles em idade reprodutiva”, disse Catherine Spong, diretora interina dos NIH’s Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development. “O monitoramento dos resultados de saúde e reprodutivos de membros da equipe olímpica dos EUA oferece uma oportunidade única de responder a perguntas importantes e ajudar a lidar com uma emergência de saúde pública em andamento. “

Referências

Press release: NIH funds Zika virus study involving U.S. Olympic team. National Institutes of Health. July 5 2016. https://www.nih.gov/news-events/news-releases/nih-funds-zika-virus-study-involving-us-olympic-team.

Veja também

Comentários