25
jul

O Dia Mundial do Cérebro 2016 terá ênfase nos transtornos neurológicos em idosos

O Dia Mundial do Cérebro 2016 terá ênfase nos transtornos neurológicos em idosos

Condições neurológicas de idosos será o foco do Dia Mundial do Cérebro, comemorado em 22 de julho.

Organizado pela Federação Mundial de Neurologia (FMN), o evento contará com os maiores especialistas do mundo defendendo e fazendo campanhas por soluções para doenças neurológicas em idosos.

Até 2050, 21% da população mundial terá mais de 60 anos. Com este aumento, será inevitável o aumento na prevalência de condições neurológicas relacionadas à idade, incluindo AVC, demência e doença de Parkinson.

“A saúde cerebral será o principal determinante social e econômico de bem-estar de idosos no futuro”, diz a FMN.
Em uma declaração, a organização diz que até 20% das pessoas entre 60 e 80 anos de idade apresenta uma ou mais condições neurológicas.

Em pessoas com mais de 80 anos, o número aumenta para 30%.
De acordo com a FMN, “por um lado, as autoridades de saúde estão muito preocupadas com o estado atual e as tendências futuras da nossa população crescente, mas pouco tem sido feito para lidar com tais necessidades”.

O Dia Mundial do Cérebro foi criado para conscientizar sobre o tratamento e prevenção de doenças cerebrais e neuromusculares afetando idosos.

Referências

Brain Health in an Aging Population: “The Aging Brain”. Mohammad Wasay, MD, FRCP, FAAN, and Wolfgang Grisold, MD 2016 [Cited 2016 July 6] http://www.worldneurologyonline.com/article/world-brain-day-2016/

Veja também

Comentários